Em Trânsito , atitudes mudam caminhos

Este projeto faz parte do PROHUMAT - Programa Municipal para Humanização do Trânsito da Coordenadoria Municipal de Trânsito de Ijuí que tem como apoiadores a Unijui (pedagogia), SENAI, PRF, BM, MTU, SMED, 36ª CRE, CFC Master e CFC Pizutti, e envolve principalmente jovens voluntários dos grêmios estudantis de escolas de Ijuí e tem como objetivos, desenvolver várias ações nos diversos setores da sociedade,colaborando com a humanização do trânsito,redução de acidentes , bem como a conscientização dos usuários sobre a importância de cada um para a segurança viária.Nossa principal meta é reduzir o número de acidentes de trânsito no âmbito do município de Ijuí,envolvendo jovens entre 15 e 20 anos e motoristas em geral,principalmente durante a execução do projeto. Vamos trabalhar de várias maneiras: diálogo com jovens,palestras,blitzes educativas ,plantões em festas , entre outros...

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Projeto Em Trânsito nos CFCs Master e Pizutti

Nesta segunda feira, dia 14, a Viviane, o Odmartan e o Bira Erthal, estiveram no CFC Master às 19 horas para apresentar o projeto para aproximadamente 40 futuros novos condutores e logo após, às 20:30, no CFC Pizutti para mais 40 alunos.  Na oportunidade os voluntários do projeto, representantes dos grêmios estudantis, Odmartan e Viviane, falaram da importância em mudarmos nossos hábitos na condução de veículos e a atenção que devemos ter na observância da legislação de trânsito para evitarmos, desta forma, a ocorrência de acidentes. Também apresentaram os objetivos do projeto e porquê a importância dos jovens estarem falando sobre trânsito para os próprios jovens, sendo que assim este público poderá se "tocar" e mudar suas atitudes, como por exemplo: se beber não dirigir e fazer revezamentos entre amigos para sempre ter um que fica sem beber para levar os demais para as festas e depois para suas casas com tranquilidade. Nos dois CFCs foi apresentado o vídeo do movimento Chega de Acidentes

Desta forma, as novas atitudes poderão mudar caminhos, levando-os sempre para o caminho da vida e não o da morte no trânsito.

Bira Erthal chamou a atenção dos alunos e futuros condutores, fazendo um comparativo a respeito da mobilzação que existe em torno da prevenção para se evitar a dengue e o que é feito para se evitar acidentes, uma vez que no país em 2010 morreram 592 pessoas até outubro de 2010 e no trânsito foram 1.480 somente no Rio Grande do Sul ,e, no Brasil foram 34.597 e as pessoas não percebem que há mais probabilidade de morrer no trânsito do que de morrer de dengue. Sendo que é extremamente necessário que as pessoas, assim como fazem para se previnir da dengue, limpando suas casas, colocando areia nos potinhos de flores, não deixando água parada, etc... também façam isso no trânsito, respeitando os limites de velocidade, usando o cinto de segurança na condução de veículos e na carona, não dirigir se tiver bebido, respeitar pedestres e ciclistas, etc... Mudar os hábitos é funtamental também no trânsito, assim como em nossas casas.

No CFC Master foram recebidos pelo aducadores Fernando e Roberto Maciel e no Pizutti pela educadora Gládis.

Os educadores, tanto do CFC Master como do CFC Pizutti, falaram de como é  importante este tipo de campanha, inédita no município, para que tenhamos uma nova consciência dos condutores. Gládis destacou que é um trabalho valoroso os dos grêmios estudantis, juntamente com a CT, principalmente por se tratar de voluntários que doam o seu tempo na busca por um trânsito mais humano e menos violento.
A próxima atividade está marcada para sábado dia 19 às 16 horas no posto de combustível Santa Terezinha.





Nenhum comentário:

Postar um comentário