Em Trânsito , atitudes mudam caminhos

Este projeto faz parte do PROHUMAT - Programa Municipal para Humanização do Trânsito da Coordenadoria Municipal de Trânsito de Ijuí que tem como apoiadores a Unijui (pedagogia), SENAI, PRF, BM, MTU, SMED, 36ª CRE, CFC Master e CFC Pizutti, e envolve principalmente jovens voluntários dos grêmios estudantis de escolas de Ijuí e tem como objetivos, desenvolver várias ações nos diversos setores da sociedade,colaborando com a humanização do trânsito,redução de acidentes , bem como a conscientização dos usuários sobre a importância de cada um para a segurança viária.Nossa principal meta é reduzir o número de acidentes de trânsito no âmbito do município de Ijuí,envolvendo jovens entre 15 e 20 anos e motoristas em geral,principalmente durante a execução do projeto. Vamos trabalhar de várias maneiras: diálogo com jovens,palestras,blitzes educativas ,plantões em festas , entre outros...

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Acidente na BR 285 em Bozano mata casal de idosos

Infelizmente, na tarde de ontem, quinta feira 27 de janeiro, ocorreu mais um acidente que contabilizou mais duas vítimas fatais em nossas estradas, quadro que se repete diariamente em todas as rodovias do país e sempre tentamos achar um motivo de porque aconteceu. É muito triste para a família que perde seus entes queridos de forma abrupta, inesperada e violenta.

A violência no trânsito mata muito mais do que grandes epidemias e catastrofes naturais. No Brasil por ano são mais de 35.000 mortes. Se formos comparar com o nº de mortes de pessoas com dengue no ano passado, que foi de aproximadamente 500 vítimas em 2010, logo vimos que a violência no trânsito é a grande epidemia. No entanto, para combatermos o mosquito transmissor da dengue, conseguimos mobilizar governos das três esferas e as pessoas se mostram articuladas para não deixar pratinhos nos potes, eliminar focos do mosquito,etc.. e porque será que teimam em não usar cinto de segurança, em transportar crianças de forma errada, dirigir após beber, dirigir falando ao celular, exceder os limites de velocidade, não verificar as condições dos veículos antes de viajar.....

Infelizmente só nos damos conta de que um acidente pode verdadeiramente acontecer quando ocorre conosco ou com uma pessoa bem próxima. Neste sentido, o CESVI Brasil e a Abramet - Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, lançaram o movimento Chega de Acidentes que qualquer pessoas física ou jurídica pode participar, que visa chamar a atenção dos governos das três esferas de poder para a problemática dos acidentes de trânsito no Brasil que já é a primeira causa de morte por causas externas no país. Precisamos organizar os governos e a sociedade para que possamos em um futuro próximo, obter a diminuição nos tristes indices de acidentes.

Sou da opinião que motorista que for flagrado dirigindo embriagado deve, além de perder a CNH, perder o veículo por determinado tempo (em que estiver passando por uma reciclagem e prestando serviço a comunidade ajudando na recuperação de pessoas acidentadas) ou definitivamente em caso de haver lesões ou óbitos.

Nada adianta apenas manifestarmos nossa indignação com as condições das estradas e falta de investimentos em infraestrutura se não participarmos de discussões e de movimentos  e projetos como o www.chegadeacidentes.com.br para contribuirmos com instituições sérias e que pretendem mudar esta triste rotina de mortes em nossas estradas, além de nos conscientizarmos de que precisamos cumprir com a legislação de trânsito. Assim, como no RS existe o MGTS - Movimento Gaúcho pelo Trânsito Seguro e aqui em Ijuí o Projeto: Em Trânsito Atitudes Mudam Caminhos da Coordenadoria Municipal de Trânsito está aliado a estes movimentos na busca incansável por um trânsito mais humano e mais seguro.

Ubiratan Machado Erthal - Coordenador de Trânsito de Ijuí - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário